O que são disfunções temporomandibulares?
As Disfunções temporomandibulares conhecidas como “DTM” são problemas relacionados a articulação temporomandibular (a articulação temporomandibular é flexível, permitindo as funções mastigatórias e de fala). Ou seja, a disfunção temporomandibular está diretamente ligada a problemas em músculos, ossos e ligamentos da mandíbula.
Causas das DTM
As disfunções temporomandibulares podem ter diversas causas e muitas vezes estão ligadas a fatores comportamentais, como roer as unhas, ficar mordendo objetos, mastigar alimentos duros, mascar chiclete e outros.
Além dos fatores comportamentais, também são causas para DTM:
- Traumas sobre a mandíbula;
- Ranger dos dentes;
- Problemas crônicos desde o nascimento;
- Estresse e tensão muscular.
Sintomas relacionados a DTM
A dor é o principal motivo que leva uma pessoa que sofre de DTM a buscar um especialista, logo os principais sintomas estão diretamente ligados a incômodos e desconfortos na região da mandíbula. Veja alguns exemplos:
- Sons de estalos ao fechar e abrir a boca;
- Capacidade limitada de abrir a boca;
- Dificuldade de mastigar ou mordida que parece não se encaixar corretamente;
- Dores crônicas.
O tratamento
O primeiro passo ao sentir algum dos sintomas é buscar um especialistas. Após a consulta avaliativa e a realização de alguns exames será elaborado um plano de tratamento, que pode ir desde cirurgias corretivas, até a simples utilização de aparelhos removíveis. O importante é que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível para evitar problemas mais graves.