Bruxismo

Conheça nossa história e a estrutura que construímos pensando em você!

topo

Bruxismo

Na correria do dia a dia quando chegamos em casa o que mais queremos é relaxar e dormir. Mas já parou para pensar o que acontece com seu corpo quando estamos dormindo?
Difícil saber, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo.
Bruxismo é um transtorno em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semi voluntária, durante o sono ou acordado em situações de estresse.

Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir:

• Sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão)
  • Outros problemas do sono, como a apneia do sono
  • Resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças)
  • Refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos
  • Complicação de uma doença, tal como a doença de Huntington ou doença de Parkinson

Já os sintomas podem ser:
Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado

Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos

Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente

Aumento da sensibilidade dentária

Dor na mandíbula ou na face

Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido – mas que na verdade é resultado de bruxismo

Dor de cabeça

Recuos de língua

Se você possui alguns desses sintomas, pode ser sinal de que você tem este problema.  E para aliviar os sintomas e tratar o Bruxismo, uma alternativa é usar a Placa de Bruxismo. Ela  pode ajudar a reduzir o travamento. Existem muitos tipos diferentes, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir. Converse com um dentista sobre a melhor placa para seu caso de bruxismo.

Outra forma de tratar o problema é através do Botox. Isso porque ele trava a musculatura e evita o ranger de dentes. Mas lembre-se que tudo precisa ser feito com um profissional experiente!

Afeto Odontologia

WhatsApp Chat via WhatsApp

Deixe seus dados e uma data disponível para agendamento que a nossa equipe entrará em contato para confirmar uma avaliação.