Ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

Conheça nossa história e a estrutura que construímos pensando em você!

Ortodontiaortopediamaxilares

Ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

A ortodontia e ortopedia facial é a especialidade da odontologia que trata os problemas de má-oclusão, desalinhamento, falta de espaço para os dentes e as irregularidades no crescimento dos ossos maxilares.O tratamento com aparelhos dentais proporciona sorrisos mais bonitos, mas vai muito além da estética.

Dentes alinhados não ajudam apenas o seu sorriso, mas também a saúde do seu organismo. Corrigir a posição dos dentes faz com que a função mastigatória da boca seja mais eficiente. Mordida errada pode ocasionar disfunções mastigatórias graves resultando em  dores faciais e cefaléias.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu ortodontista  pode determinar se você deverá usar. Com base em um diagnóstico minucioso. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

  • Apinhamento dentário( dente torto)
  • Sobremordida
  • Movimentos mastigatórios incorretos
  • Mordida cruzada anterior
  • Mordida cruzada posterior 
  • Mordida aberta
  • Desvio de linha mediana 
  • Diastema (espaços entre os dentes)
  •  Problemas de crescimento nos ossos maxilares

Uso de miniplaca e mini-implante

Otimiza a ortodontia e permite a correção de inúmeros casos sem  necessidade de extrações e também a resolução de casos com indicação de cirurgia ortognática . A técnica mais eficiente para fechamento de espaço após perda dentárias e/ou exodontias.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento maxilar e mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

A partir de que idade as crianças devem ser avaliadas por um Ortodontista?

Caso a criança esteja com um sorriso  aparentemente, bem a nível estético e mastigando bem podemos deixar esta primeira visita ao ortodontista aos 6 anos . Problemas graves são detectados nesta fase e uma intervenção precoce pode ser necessária e evitará problemas graves no futuro  como: extração de dente permanente , alterações estéticas , funcionais no adulto, e cirurgias faciais entre outros. As crianças e os adolescentes são muito beneficiados com a Ortopedia funcional dos maxilares. 

A Ortopedia Facial estuda, previne e trata as relações desarmônicas de crescimento e funcionamento dos maxilares superior (maxila) e inferior (mandíbula), seu desalinhamento e desequilíbrio ósseo e muscular, devolvendo a função mastigatória e a estética do rosto e do sorriso.

Para isso, a ortopedia facial faz uso de aparelhos removíveis ou
fixos que atuam sobre os ossos, músculos e outros elementos da face. 

 Geralmente são utilizados por pacientes jovens, durante o crescimento facial, ou seja, até os 12 ou 13 anos. Quando comparados com os utilizados na Ortopedia Funcional dos Maxilares, em geral os aparelhos são mais encorpados e mecânicos, não ficam tão soltos na boca.

Alguns aparelhos inclusive são colados aos dentes, um exemplo são os disjuntores faciais. Podem ser usados em adultos, como em tratamentos de DTM e Apneia.

Agendar consulta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
WhatsApp Chat via WhatsApp

Agende sua Consulta

Deixe seus dados e uma data disponível para agendamento que a nossa equipe entrará em contato para confirmar uma avaliação.