A Endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária. Também é conhecida como “tratamento de canal”. Porém, podem surgir dúvidas e receio quanto a esse procedimento. Por isso, vamos esclarecer tudo agora.
O que é o tratamento de Canal?
O tratamento de canal é a retirada da polpa do dente (tecido encontrado na parte interna). Depois da remoção, o espaço resultante é limpo, preparado e preenchido com um material odontológico específico para isso. Ele pode ser feito até em dentes de leite, pois, caso não seja, a criança corre o risco de perder o dente de leite e a formação do permanente ficará comprometida.
Por que o procedimento causa medo?
Muitas pessoas tem medo desse tratamento por conta da quantidade de terminações nervosas existentes no local. De fato, antigamente causava dor, porém, com o avanço da odontologia, o tratamento é mais confortável.
O tratamento de canal dói?
Não dói na hora, mas, por ele ser uma pequena cirurgia, pode gerar incômodo depois. Por isso é importante seguir todas as recomendações do seu dentista.
Quais são os sintomas de que preciso fazer esse tratamento?
Em geral, os principais sintomas que indicam a necessidade de buscar um endodontista são:
- Dor de dente: aquela dor persistente e que é potencializada ao ingerir alimentos frios ou quentes
- Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula: essa dor é reflexo da dor do dente inflamado e pode causar até dores de cabeça e de ouvido
- Trauma aparente: dentes escurecidos podem ser um sinal de infecção
- Inchaço: é comum aparecer bolhas de pus ou de sangue ao redor do dente inflamado
- Dificuldade para mastigar: acontece por conta do inchaço ao redor do dente
- Exposição do nervo: causado por alguma fratura no dente.
Que outros tratamentos podem substituir o tratamento de Canal?
Se o problema está na polpa do dente, o único tratamento que pode substituir o tratamento de canal é a remoção do dente.
Como evitar o problema?
As medidas preventivas mais indicadas são: consultar, a cada seis meses, um profissional qualificado e também realizar a higiene bucal.
Qual a importância do tratamento?
A Endodontia, além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente em boca, esquivando futuros custos com implantes. Também evita complicações e em conjunto com a posterior reconstrução, devolve ao dente sua função mastigatória.